Blog

17.junho.2022

Financiamento imobiliário: como conseguir aprovação?_

O financiamento imobiliário é um grande passo para a conquista de um imóvel e para ter sucesso na hora da aprovação é preciso conhecer todas as etapas do processo e estar preparado para ele.


Por isso, temos alguns passos e dicas para te ajudar:

- Avalie a instituição

Cada banco possui um sistema próprio para avaliar a solicitação de crédito e gerar taxas de juro individuais. Isso pode variar de acordo com os critérios usados durante o processo, por exemplo: a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil avaliam o tempo e o relacionamento do cliente com seus serviços. O Santander e Bradesco, são mais preocupados com a comprovação de renda e ter carteira assinada nesse caso é um ponto a mais para conseguir aprovação. 

A partir dessas informações é possível perceber que cada instituição tem seu modelo e por isso, é importante saber como cada uma trabalha e escolher a mais adequada.

- Finanças 

Uma parcela de financiamento precisa comprometer no máximo 30% do salário mensal. A partir desse dado, é possível ter clareza sobre quais são seus limites em relação ao crédito que você está prestes a solicitar e quais são os gastos que você terá que controlar para os próximos anos.

- Pendências financeiras 

É preciso ter contas zeradas ou pagas em dia para conseguir aprovação da instituição financeira. Ter um cadastro negativo ou um baixo Score são claras dificuldades para conseguir a aprovação do processo.

- Documentação

A aprovação do financiamento imobiliário costuma ter um prazo longo e por isso, tudo que estiver ao alcance para reduzir esse tempo é interessante. Ter os documentos reunidos é uma ajuda e tanto nesse caso. Dentre eles:
Comprovante de identidade;

Cópia do comprovante de endereço;

Cópia do comprovante de estado civil no caso de pessoas não solteiras;

Comprovante de renda para trabalhadores com carteira assinada: 3 últimos holerites e último imposto de renda de pessoa física;

Comprovação de renda para profissionais liberais: 3 últimos extratos bancários da conta corrente da pessoa física, último Imposto de renda de pessoa física, comprovante da atividade exercida;

Comprovação de renda para empresários: 3 últimos extratos bancários da conta corrente, 3 últimos extratos da conta em nome da pessoa jurídica, imposto de renda de pessoa física, declaração de faturamento dos últimos 12 meses assinada pelo contador ou DIRPJ (Declaração Integrada de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica); cópia do Contrato Social da Empresa.

 

Agora que já sabe as informações básicas para conseguir aprovação de financiamento imobiliário é só procurar o imóvel ideal e tornar um grande sonho em realidade_

Voltar

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. A utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa política de privacidade.